Live in Canada, Visto para o Canadá

Entrevista de imigração

2018 é o ano em que você finalmente conhecerá o Canadá!

Planejamento feito. Passagens compradas e acomodação definida. Finalmente chega a hora do embarque. Aquele friozinho na barriga, principalmente para “marinheiros de primeira viagem”. Turbulências à parte, finalmente o avião aterriza e aí surge aquela tão temida dúvida: como devo proceder na entrevista da imigração?

Passar pela entrevista de imigração pode ser um processo estressante mas ao contrário do que a grande maioria dos brasileiros imagina, não é um bicho de sete cabeças. É compreensível que você esteja ansioso e com receio de que o seu visto seja negado. No panic! Deu tudo certo até agora e se você seguir a risca as nossas dicas e o roteiro que preparamos, você estará dando pulos de alegria em terras Canadenses.

Reunimos nesse blog post algumas das perguntas mais comuns referentes ao assunto, além de dicas sobre como proceder e se portar previamente e durante a entrevista.



Perguntas mais comuns

1.  What is the purpose of the trip? (Qual é o propósito da viagem?)

Se visitante, pode responder: I am just visiting. (Estou apenas visitando).

Se estudante, responda de forma completa, de acordo com o visto aplicado: I am going to study English for 12 months at “nome da escola.” (Eu vou estudar Inglês por 12 meses na escola X.)


*Dica: Será solicitado o nome da escola, curso, duração, etc. Recomendado ter a LOA (carta de aceitação da escola) e comprovante de pagamento em mãos.

2. Have you ever been to Canada before? (Você já esteve no Canadá anteriormente?)

Yes, I have. / No I have not. (Sim. / Não.)

*Dica: Se você responder “sim”, informe também o período e o motivo da visita, por exemplo: “Yes, I have. I came in 2012 to study English for one month.” (Sim. Eu estive no país em 2012 para estudar Inglês por um mês.)

3. Where do you come from? (De onde você vem?)

I come from Brazil. (Eu venho do Brasil.)

4. What do you do in Brazil? (O que você faz no Brasil?)

I am a doctor. I am a student. (Eu sou médico. Eu sou estudante.)

5. How long are you going to stay in Canada for? (Qual a duração da sua estadia?)

I am going to stay for 12 months. (Eu vou ficar no país por 12 meses.)


*Dica: É importante que você esteja pronto para responder por quanto tempo ficará no país, de acordo com o tipo de visto que você aplicou. Nesse momento, o oficial terá em mãos o seu permit e a intenção é confirmar a data de validade.


6. Where are you going to stay at? (Aonde irá se hospedar?)

I am going to stay at a hotel / homestay family. (Eu vou me hospedar em hotel / casa de família.)


*Dica: Quando solicitado, informe ao oficial o local onde você estará hospedado ou morando durante o período em que estiver no país. Tenha em mãos o comprovante de reserva do hotel ou Airbnb, contrato de aluguel do local que irá se hospedar ou carta da homestay. Muitos brasileiros se hospedam em homestay family (casa de família). Nessa carta consta o endereço completo da residência, além do nome do “responsável” por você durante a sua estadia. Popularmente conhecido como host mother ou host father.

7. How much money do you have available for your stay in Canada? (Quanto você tem disponível durante a sua estadia no Canadá?)

I have six thousand Canadian dollars. (Eu tenho seis mil dólares Canadenses.)

*Dica: Esse valor varia de acordo com o tipo de visto e tempo de curso. A agencia de intercambio ou agente que fez o seu processo, saberá te informar com exatidão. Esteja pronto para apresentar os extratos bancários, caso solicitado.




Anote essas dicas

Agora, se mesmo depois de ler e se familiarizar com as perguntas mais comuns feitas pelos oficiais de imigração, ainda assim você se sente despreparado, calma! Respire fundo e não se desespere. A nossa equipe preparou um guia repleto de dicas básicas e práticas que podem te ajudar a relaxar um pouco no momento em que se deparar com o oficial:

1. Entenda o papel do oficial de imigração.

Apesar da imagem aterrorizante que a maioria das pessoas tem em relação ao oficial de imigração, ele não é um animal feroz pronto para dar o bote e expulsá-lo do seu habitat natural. O papel do oficial não é negar o seu visto mas se assegurar de que toda e qualquer pessoa que entre em seu país, seja um cidadão de bem, sem causar transtornos para os já residentes. Se você é um cidadão de bem, não há nada o que temer.


2. Mantenha a calma! 

Você muito provavelmente estará desembarcando de um voo longo e extremamente cansativo. Geralmente há uma fila extensa, assim que você for direcionado para a entrevista de imigração. Aproveite esse momento para tentar abaixar a adrenalina e focar na entrevista. Você encontrará desconhecidos, que estiveram no mesmo voo, em estado de pânico e estes geralmente tendem a puxar assunto no momento de alto nervosismo. Evite conversar com essas pessoas. Se você é do tipo que se desespera só em ouvir o desabafo do outro, evite conversar a respeito. Foque na sua entrevista.


3. Aja naturalmente, respire fundo e esteja pronto para responder as perguntas em Inglês.

Você não precisa ser fluente na língua, afinal de contas é por isso que você está entrando no Canadá, para aprimorar a língua inglesa. O oficial não espera que você seja um expert na língua.

4. Responda de forma objetiva.

Fale apenas o necessário. Se atente as perguntas que forem feitas e as responda de forma clara e objetiva. Siga as instruções dos oficiais Canadenses e atente apenas a responder ou agir conforme solicitado.

5. Prepare uma pastinha de documentos.

Traga os documentos organizados em uma pastinha, na sua bagagem de mão. Essa dica é super valiosa. Manter todos os documentos em uma pastinha, organizados, pode poupar tempo quando o oficial solicitar alguns desses documentos. Além disso, uma vez que naturalmente você já esteja ansioso, desorganização provavelmente potencializará ainda mais o seu estado emocional.

6. Fique a postos!

Esteja pronto para apresentar o seu passaporte (aberto na página de identificação), carta de aprovação do visto e o formulário que declara os seus bens devidamente preenchido. Os comissários de voo fornecem esse formulário momentos antes do desembarque. Se você tiver dúvida sobre o que declarar, o que é muito comum, não se sinta acanhado em perguntar para um dos comissários.

7. Cause uma boa impressão!

Esteja bem apresentável. O que isso significa? Alguns parâmetros de vestimenta básicos: não use chapéu ou óculos escuros e escolha roupas que causem um impacto positivo. Lembre-se que essa será a sua porta de entrada para o país. Mantenha uma postura respeitosa a todo momento e aguarde na fila até que um dos oficiais o chame.

8. Aproveite a sua estadia!

E a dica mais importante de todas: tenha em mente que você está à um passo de entrar no Canadá e realizar o grande sonho da sua vida. Permita-se respirar fundo e apreciar aquela primeira imagem que você terá assim que passar pela imigração, em terras Canadenses. Essa primeira imagem com certeza será impactante e marcante. Sensação indescritível e muito merecida. Aproveite ao máximo, explore, viva e se permita ser feliz.

Welcome to Canada!




Precisa de ajuda com o seu processo de vistos ou imigração? Entre em contato com o contact@evisaimmigration.com