Imigração, Morar no Canadá

IELTS: Dicas para você subir do nível 6 para 7

Se você quer morar no Canadá permanentemente, um dos requisitos para o processo de imigração é a nota do teste de Inglês que define o nível de proficiência na língua. Para quem já está no Canadá e pretende iniciar o processo de imigração, tanto o IELTS quanto o CELPIP são opções viáveis. Já para aqueles que estão no Brasil, o IELTS é a única opção.

Nesse blog post daremos dicas específicas para o IELTS e como subir de nível. Meio ponto ou um ponto a mais no teste pode fazer uma diferença grande quando considerada a pontuação mínima exigida para você ser elegível para um dos programas de imigração.

Parece ser fácil imaginar que se você puro e simplesmente marcar um novo teste, logo após ter recebido o resultado, alcançará a nota que precisa. Você pode, claro, ser sortudo e realmente conseguir essa tão desejada nota, mas a realidade da grande maioria das pessoas é outra. O nível de stress e a cobrança que você tem de si mesmo são tão altas que pode pôr em risco o seu objetivo. Contar com um planejamento que te guie, pode fazer uma diferença crucial.

Antes mesmo de marcar um novo teste, fique atento a essas 4 dicas que separamos para você:

  1. Take a break

Se planeje com antecedência. Não marque uma nova prova sem antes se preparar. Um erro recorrente entre os aplicantes é marcar o novo teste logo após receber o resultado do teste anterior. Não cometa esse mesmo erro! Respire, reflita e organize um tempo para estudar e se preparar para o novo teste.

  1. Pare, pense e avalie as áreas que devem ser melhoradas

O teste do IELTS é composto por 4 bands: listening, speaking, writing e reading. Se a sua dificuldade é no speaking, por exemplo, foque os seus esforços em praticar essa área em específico. Lembre-se: se você já tem 6.5 por exemplo, com um pouquinho mais de esforço você alcançará 7. Pode ser algo relacionado com responder todos os componentes no tempo determinado e se esse for o seu caso, gerenciar bem o seu tempo pode ser decisivo. Talvez melhorar o seu vocabulário. Auto avalie-se e entenda quais são as áreas em que você precisa melhorar. 

  1. Fique por dentro do assessment criteria (critério de avaliação)

O examinador que avaliar o seu teste usará um critério de avaliação detalhado. Se você estudar o assessment criteria, suas chances de sucesso serão muito maiores. Na página oficial do IELTS você pode fazer o download do critério de avaliação oficial. Esse guia é tão detalhado que você pode encontrar vídeos de candidatos em diferentes níveis de Inglês.

No speaking, por exemplo, o critério de avaliação será:

. Conversar confortavelmente sem muitas interrupções enquanto procura pelas palavras;
. Usar um gama extensa de palavras para explicar a sua ideia;
. Usar frases completas com o mínimo de erros possíveis;
. Comunicar-se com clareza e em bom tom.

  1. Faça aulas preparatórias para o IELTS

Os cursos preparatórios para o IELTS são de grande auxílio. Além de você aprimorar o nível de Inglês, ouvindo, conversando, escrevendo e lendo, os cursos preparatórios para o IELTS literalmente te preparam para o teste. Todas essas dicas citadas acima serão abordadas durante o curso. Além disso, os professores que ministram esses cursos preparatórios geralmente tem um conhecimento vasto no teste e portanto, poderão fornecer dicas sobre como aumentar as chances de aprovação.

Outra vantagem interessante, talvez a mais importante de todas, é que você terá à sua disposição simulados parecidos com o teste oficial. Uma maneira segura de estudar para o teste e receber o feedback pessoal sobre o seu nível de Inglês.



Mais dicas sobre o IELTS você pode encontrar no canal da e-Visa Immigration no YouTube. Confira, curta e compartilhe 🙂

Author


Tiago Cruz

Partnership Coordinator