Dicas Canadá

COVID-19: Atualizações do governo canadense

Prezado Cliente,

Diante das últimas notícias anunciadas pelo governo canadense sobre as restrições de viagem ao Canadá e com o intuito de esclarecer todas as informações, gostaríamos de pontuar algumas medidas:


VISTOS DE ESTUDOS – OUTSIDE CANADA:


Com a pandemia, os vistos de visitante, estudo e trabalho não estavam sendo processados fora do Canadá, portanto, estamos tendo atrasos em todas as aplicações não finalizadas antes de março de 2020 e o tempo de processamento publicado no site passou a não ser mais uma referência quanto ao tempo de processamento esperado.

De acordo com a nova medida anunciada em 14 de julho de 2020, para todos àqueles que enviaram / enviarão aplicações de vistos até 15 de setembro, para início das aulas no intake de Outono (Fall 2020), a análise do visto irá ocorrer em 2 etapas:
  • Etapa 1 – Avaliação de elegibilidade (por exemplo, LOA, prova de fundos, vínculos e propósito).
  • Etapa 2 – Avaliação médica, criminal e biometria.

Ainda que sua LOA tenha data de início anterior, se até 150 dias passados da suposta data de início, seu processo de vistos de estudos ainda será analisado, mesmo sem uma LOA atualizada.

A partir da aprovação da primeira etapa, já será permitido ao estudante iniciar as aulas de forma online (remoto, do Brasil). Neste ambito, nós não recomendamos o início dos estudos de forma online sem a devida aprovação da etapa 1, pois poderá afetar a elegibilidade do PGWP – Post Graduate Work Permit no futuro.

As fronteiras ainda permanecem fechadas e o acesso ao país, com visto de estudos, mesmo que o visto tenha sido aprovado antes de 18 de março de 2020, só será permitido em caso considerado essencial, ou seja, se o curso exigir a presença física aqui no Canadá. Este critério será avaliado pelo oficial de borda de forma discricionária, caso-a-caso; desta forma, pedimos cautela e paciência a todos.

Importante lembrar que, caso você opte por viajar ao Canadá e tentar entrar no país neste momento, a permissão de trabalho do seu cônjuge poderá não ser emitida pelo Oficial de Imigração, ainda que o pedido de work permit tenha sido aprovado anteriormente.


BIOMETRIA:


Se você já está no Canadá, os vistos de residência temporária (visitante, trabalho ou estudos) estão temporariamente isentos da biometria.

Esta medida é válida para processos novos ou em andamento, seja para a primeira aplicação, extensão ou restauração de status.

Se você já pagou a taxa de biometria, o governo fará o reembolso de maneira automática após a finalização de seu processo.


RESTAURAÇÃO DE STATUS:


Visitantes e portadores de visto de estudo ou trabalho no Canadá normalmente têm 90 dias após a expiração do seu status de imigração temporária para solicitar a sua restauração.

Como resultado da pandemia e dos desafios a ela associados, uma nova política pública foi implementada que fornece uma extensão para solicitar a restauração para além do prazo atual de 90 dias para cidadãos estrangeiros no Canadá. Ex-trabalhadores, estudantes e visitantes cujo status expirou após 30 de janeiro de 2020 e que permaneceram no Canadá terão agora até 31 de dezembro de 2020 para solicitar a restauração do seu status, desde que cumpram os requisitos para o tipo de status e autorização que estão solicitando para restauração.

A política pública também permite que ex-portadores de permissão de trabalho que possuam uma oferta de trabalho e solicitem uma autorização de trabalho específica para um empregador possam trabalhar enquanto uma decisão sobre o seu pedido de restauração estiver pendente.

Para isso, eles precisam:

  • Ter uma oferta de trabalho;
  • Apresentar um pedido de autorização de trabalho que seja apoiado por uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) ou por uma oferta de emprego isenta de LMIA (por exemplo, via processos provinciais com suporte do empregador);
  • Notificar o governo Canadense através do processo estabelecido para obter a autorização de trabalho.


PESSOAS COM PROCESSO DE RESIDÊNCIA PERMANENTE APROVADA, QUE NÃO PUDERAM VIAJAR AO CANADÁ:


PASSAPORTE

Pessoas com processo de residência permanente aprovada, continuam sendo autorizados a viajar para o Canadá, desde que a intenção seja de se estabelecer aqui de forma definitiva (e não apenas para validar o status de residência permanente). Para àqueles que não puderam ou não se sentirem confortável em viajar ao Canada devido a pandemia, o governo vai oferecer mecanismos para extensão do prazo para a viagem, bastando informar ao governo sobre a data de intenção de viagem.

Esta solicitação será analisada caso-a-caso e pode demandar a realização de novos exames médicos assim como a emissão de novos antecedentes criminais.

———————————————————–

Nossa equipe de especialistas está a disposição nos escritórios de Vancouver, Toronto, São Paulo e Tehran para auxilia-lo em qualquer situação relativa ao seu plano Canadá.

Quer iniciar seu plano de estudos, vistos ou imigração para o Canadá?

Contem com a gente!

Atenciosamente,
Equipe e-Visa Immigration

Author