Dicas Canadá

CUSTO DE VIDA EM VANCOUVER EM 2020 

Vancouver é a primeira opção de muitas pessoas que desejam imigrar para o Canadá, e não é à toa: Clima ameno, grandes oportunidades de emprego, qualidade de vida e a beleza natural da cidade são grandes atrativos. Se você é um daqueles que sonha em morar em Vancouver, pode ser que tenha se sentido um pouco desencorajado quando ouviu pessoas dizerem como Vancouver pode ser caro. Mas a realidade não é tão simples, e há opções para cada orçamento.

Então, sejamos realistas: O quanto você irá gastar morando em Vancouver dependerá do estilo de vida que você deseja ter. Obviamente, se você quiser morar em um apartamento de 3 quartos no centro de Vancouver, você provavelmente vai precisar de um orçamento maior do que alguém disposto a viver em um lugar menor em um bairro diferente.

Você também deve levar em consideração a sua renda: O salário mínimo na província de British Columbia atualmente é de CAD $13.85 por hora. Lembrando que esse é o mínimo, e que ao depender de sua profissão e trabalho no Canadá, esse valor pode ser significativamente mais alto. Para considerar o custo de vida em Vancouver, levaremos em conta as principais despesas de um recém chegado no Canadá, como moradia, Transporte, Saúde, Supermercado, Entretenimento e Creche.

Quanto custa morar no Canadá?

Aluguel em Vancouver.


Aluguel em Vancouver

É muito comum ouvir pessoas dizerem como o aluguel em Vancouver é alto, mas como já foi colocado, não é tão simples assim: Tudo depende do lugar onde quer morar e o estilo de vida que deseja ter. Atualmente, o preço do aluguel de um apartamento de 1 quarto no Centro de Vancouver (Downtown) está em torno de CAD $2000 a CAD$2500. Mas se você estiver disposto a morar em outras regiões de Vancouver, você consegue um apartamento do mesmo nível em Burnaby entre CAD$1700 a CAD$1900, e em Richmond por CAD$1500 a CAD$1700.

Você pode pensar que ao se afastar do centro da cidade, a sua locomoção pode ser difícil. Muito pelo o contrário: O sistema de transporte público do Canadá é muito bem integrado e abrangente. É possível sair de Burnaby e chegar no Centro de Vancouver em cerca de 40 minutos utilizando apenas uma linha de metrô!

Além do aluguel mensal, alguns apartamentos já vêm com as contas de água e eletricidade inclusas no valor do aluguel, caso contrário, o valor para 2 pessoas fica em torno de CAD$30 A CAD$60 por mês.

Muitas pessoas ao alugar um apartamento em Vancouver escolhem um colega de quarto, um roommate. É uma ótima opção para dividir o aluguel e outros gastos, além de uma maneira de fazer amigos.

Se comparado a cidades como Toronto, Seattle e São Francisco (especialmente na Bay Area), o preço de morar em Vancouver é mais acessível, considerando ser uma grande e desenvolvida região metropolitana. 

Quer imigrar para o Canadá e chegar aqui com sua casa pronta? Conte com a e-Visa que temos parceiros especialistas no assunto 🙂 

O Transporte público em Vancouver


O transporte público em Vancouver é um sistema integrado operado pela companhia Translink, que inclui serviços de ônibus, skytrain (metrô) e SeaBus (balsa entre Vancouver e North Vancouver) e abrange não só Vancouver como seus arredores, como as regiões de Surrey, Richmond e Burnaby.

Se você vai utilizar o transporte público com frequência, sugerimos que compre o Compass Card – uma espécie de bilhete único, como temos no Brasil – com ele, você terá acesso à todos os serviços de Vancouver. O preço varia de acordo com a zona que você deseja incluir no seu bilhete. Pensando no pacote mensal, o preço para Zona 1 (região da cidade de Vancouver) está CAD$ 98, Zona 2 (New Westminster, North Vancouver, Burnaby e Richmond) CAD$ 131, e Zona 3 (Surrey, Pitt Meadows e outros locais mais afastados), $177.

O Sistema de Saúde Público em Vancouver


Na província de British Columbia, o sistema de saúde é o chamado MSP (Medical Services Plan). O custo para usufruir da saúde pública nessa província vai depender do seu status e do seu visto no Canadá – os valores atuais são:

  • Estudantes internacionais (com permissão de estudos/ study permit): CAD$ 75 por mês
  • Trabalhadores internacionais (com permissão de trabalho/ work permit): Gratuito
  • Residentes permanentes, Cidadãos canadenses: Gratuito
  • Dependentes (filhos)
  • Com study permit: CAD $75 por mês
  • Com visitor status: Gratuito

Para saber mais sobre como funciona e a cobertura do sistema de saúde de British Columbia, você pode acessar o nosso blog post completo sobre o assunto.

Compra de supermercado em Vancouver


Supermercado em Vancouver

O quanto você vai gastar em compras de supermercado em Vancouver é algo bem relativo: tudo depende do seu estilo de vida, do local que você vai fazer suas compras e do que você vai comprar. Por exemplo, de acordo com Numbeo, leite e queijo são produtos mais baratos em Vancouver do que em Toronto, e o contrário é verdade para pão e arroz. De acordo com o mesmo site, as pessoas que vivem em Vancouver gastam 12,5% menos do que as pessoas que vivem em Seattle quando falamos de supermercado.

Além disso, assim como em qualquer lugar do mundo, é importante que você saiba onde fazer suas compras. Supermercados como No Frills, Walmart and Real Canadian Superstore são escolhas populares por serem mais baratas, enquanto Safeway, T&T e Whole Foods oferecem produtos diferenciados, porém com um preço um pouco mais alto.

No geral, uma pessoa deve gastar entre CAD$ 300 e CAD$ 600 por mês em supermercado, mas da mesma maneira que você faz em casa, você consegue economizar ainda mais checando as promoções da semana, e seguindo aquela dica básica: nunca vá ao supermercado com fome!

Custos com Entretenimento e Restaurantes.


Como em qualquer outro lugar, depende da experiência gastronômica que você quer ter. De acordo com a Numbeo, para um restaurante barato pode-se esperar pagar cerca de US $18 por pessoa. Para um lugar médio para duas pessoas, esse número sobe para US$ 80. Mas se há uma coisa que Vancouver tem a oferecer é variedade! Você pode encontrar uma série de restaurantes de boa qualidade de todas as faixas de preço. Além disso, durante o ano existem alguns eventos como Dine Out Vancouver ou Taste of Yaletown, que permite que você desfrute de restaurantes requintados por um preço fixo e acessível.

Mas você não precisa gastar para aproveitar a cidade de Vancouver. Existem várias experiências gratuitas: Dê uma volta no Stanley Park, aproveite as trilhas no Lynn Canyon Park, sem gastar nada!

Creches, Babás e cuidado com crianças.


Creche em Vancouver

Caso você esteja imigrando para o Canadá com seu filho, também é necessário levar em consideração os cuidados com seu pequeno! Em British Columbia, o ensino básico começa após os 5 anos de idade, assim, se o seu filho for mais novo, é necessário que você providencie um responsável que cuide dele enquanto você trabalha.

Se você pretende contratar uma Babá que vá até sua casa e dê atenção exclusiva para seu filho, o preço fica em torno de CAD$ 15 a CAD$20 por hora.

Outra opção disponível para quem imigra para o Canadá com filhos é a creche, ou Day Care, que tem um custo entre CAD$ 1000 e CAD$1800 por mês. Pode parecer que criar uma família no Canadá é caro, mas Vancouver ainda leva vantagem em relação Toronto outras grandes áreas metropolitanas.

Se é o seu caso, não deixe de conferir nosso post sobre imigrar para o Canadá com a Família!

Avaliação geral do custo de vida


É verdade que Vancouver não é exatamente o lugar mais barato para se viver no Canadá. Mas não é tão diferente quando comparado com Toronto ou outras grandes cidades.

Uma das vantagens de viver em British Columbia é que há maneiras de torná-la muito acessível. Por exemplo, escolher um lugar um pouco mais afastado do centro da cidade de Vancouver lhe dará um lugar com preços razoáveis para viver com impostos de propriedade mais baixos. E se ainda reduzir os custos com supermercado, compras e eletricidade, você pode ainda economizar um bom dinheiro para seus planos futuros!

—————————————————————

Se você está querendo se mudar para Vancouver e está se perguntando sobre o custo de vida, fale conosco, agende uma consulta. Nós podemos ajudá-lo. Existem maneiras acessíveis de viver no Canadá, sem quebrar o banco!

Se está em dúvida de qual o melhor caminho para imigrar para o Canadá, faça nossa avaliação de perfil gratuita!