Dicas Canadá

Os maiores erros no processo de imigração para o Canadá.

Em busca de uma melhor qualidade de vida, segurança, oportunidades de emprego, seja qual for a sua razão para imigrar para o Canadá, o processo para tornar o seu sonho realidade deve ser feito com muita cautela. Por isso preste atenção, e não cometa esses erros na hora de realizar o seu sonho de morar no Canadá!


Acreditar que o Express Entry é a única solução


Embora o Express Entry seja a forma de imigrar para o Canadá mais popular entre os brasileiros, não é a única! Programas “piloto” (Pilot programs) e provinciais (Provincial Nominees) também são maneiras de imigração para o Canadá – basta definir qual é a melhor para você, de acordo com seu objetivo e perfil de imigração. Você pode conferir nosso vídeo sobre os diferentes programas de imigração para o Canadá para mais detalhes.


Não procurar saber qual o seu perfil de imigração para o Canadá.


Cada pessoa possui suas particularidades, histórico de vida e qualificações. existem muitas formas de imigrar para o Canadá, e por isso é necessário entender qual é a melhor para você. Se você ainda não sabe qual o programa ideal para você, faça nossa avaliação de perfil gratuita! 
Fatores como idade, profissão, nível escolar, proficiência de inglês, área de atuação, entre outros são considerados na hora de traçar o seu perfil de imigração. A partir daí, é possível desenhar a estratégia ideal para você.


Não planejar com antecedência 


Engana-se quem acha que o processo de imigrar para o Canadá é rápido e fácil. Além de ir atrás de toda a documentação necessária, como comprovação de experiência de trabalho, histórico escolar, comprovação de fundos, e suas devidas traduções, se você ainda não possui uma prova de  proficiência no inglês, há ainda o tempo de preparo para o teste e o processamento do resultado. No caso do histórico escolar, você provavelmente precisará ainda de um ECA – Educational Credential Assessment, documento que valida o seu diploma de acordo com a sua equivalência no Canadá. Como pode ver, são muitos fatores e documentação necessária, então o melhor é ter um plano de imigração traçado de acordo com os seus objetivos com antecedência.


Esperar tempo demais


Embora aconselhamos ter um plano de imigração traçado com certa antecedência, isso não quer dizer que você tem todo o tempo do mundo! Lembre-se que idade é um dos fatores que influenciam no seu perfil do Express Entry, e além disso, as provas de proficiência, o ECA, e outros documentos tem um prazo de validade – assim, se você esperar demais para colocar o seu plano de imigração para o Canadá em prática, pode ser que tenha que começar do zero!


Dispensar a ajuda de um profissional 

consultor de imigracao


A decisão de imigrar para o Canadá parece ser simples, mas a verdade é que o processo de imigração pode ser estressante. Além de você estar saindo de casa, do que está acostumado, você deve ter certeza que está seguindo a melhor estratégia de imigração para o seu perfil e que possui todos os documentos certos para o seu objetivo. As informações sobre imigração disponíveis online podem muito bem estarem desatualizadas ou não cabem ao seu processo específico. Portanto, se você planeja imigrar para o Canadá, é aconselhável que você conte com a ajuda de um profissional para garantir que todas suas aplicações e documentos estejam em ordem. Podemos ajudá-lo com isso!

Entre em contato para agendar uma consulta e garantir que seu processo esteja em boas mãos! 


Não dar a devida importância à proficiência no idioma


Muitos acham que podem deixar para aprender o idioma após a chegada no Canadá. Mas o fato é que você precisa de um certo nível de entendimento da língua para começar o seu processo de imigração para o Canadá: Dependendo da sua nota na prova de proficiência, você garante até 186 pontos em seu perfil no Express Entry!

Além disso, o que muitos deixam de considerar é a prova em si: Você pode possuir um inglês avançado, mas isso não quer dizer que não precisa se preparar para o seu teste! Seja IELTS ou CELPIP (para aqueles que já estão no Canadá), cada prova possui suas características e requisitos particulares, então é melhor estudar bem para garantir o seu melhor resultado!

Aliás, a e-Visa conta com parceiros para te ajudar a alcançar a sua nota na proficiência do idioma! Contate-nos e saiba mais!


Se desfazer de patrimônios como casa, carro, para comprovação de fundos.


Entendemos que imigrar para o Canadá não é um processo barato, e o valor necessário para comprovação de fundos é motivo de dor de cabeça para muitos. Mas é preciso muita cautela se você pensa em vender bens patrimoniais para garantir esse valor. O ideal é que você tenha o valor líquido em conta ou investimento, mas caso for necessário essa renda extra, há um momento e maneira certa para tal. É importante verificar com o seu consultor de imigração antes de tomar qualquer decisão.


Cometer erros na documentação necessária para o processo de imigração.

mistakes express entry


Como já colocamos anteriormente, o processo de imigração para o Canadá exige muita atenção do aplicante. Com muitos documentos a serem enviados, é preciso muita organização e atenção à detalhes para não cometer o erro de esquecer algum papel necessário ou perder o prazo de entrega.
Além disso, é importante ser o mais detalhado e completo possível no preenchimento de sua aplicação, pois um erro pode fazer toda a diferença. Todas as informações que você fornece em no seu processo de imigração para o Canadá devem ser acompanhadas de evidências, que podem incluir imposto de renda, recibos de pagamento, comprovante de emprego, certidões de casamento e nascimento, passaportes, histórico escolar e muitas outras.
Em alguns casos, você tem a opção de enviar cópias dos documentos necessários, mas algumas vezes é necessário um formulário original ou uma cópia autenticada produzida por uma agência governamental. Então, toda atenção é pouca!


Fornecer informações falsas, mesmo que sem intenção.


Nós sabemos que você provavelmente não fornecerá uma informação falsa ao governo canadense de propósito, mas como já dissemos antes, é um processo detalhista que exige muita cautela e organização. São muitas informações e documentos, e lógico que ninguém possui uma memória perfeita, mas “foi sem querer” não é considerado um motivo aceitável para apresentação de informações incorretas ou deturpadas para o governo Canadense. Tais tipos de erro podem muito bem atrasar sua aplicação ou mesmo fazer com que ela seja indeferida, portanto, seja extremamente cuidadoso.


Usar um tradutor não oficial ou enviar documentos em outro idioma.


Toda documentação para sua imigração para o Canadá que não estiver no idioma local (inglês ou francês) deve ser traduzido antes ser enviado ao governo do Canadá. Mas atenção: Não é qualquer tradução que é aceita, você deve contratar um tradutor profissional e certificado – a e-Visa Immigration conta com tradutores parceiros de qualidade e aceitos pelo governo canadense, entre em contato conosco!


Usar um representante não autorizado.

consultor credenciado canada

Como pode ver, o processo de imigrar para o Canadá pode ser complexo e é necessário muita atenção e cautela. Por isso recomendamos a contratação de um representante para ajudá-lo em sua aplicação, com a finalidade de minimizar a chance dos erros mencionados acima. Tais representantes podem ser remunerados ou não, mas, se pagos, devem ser advogados ou consultores de
imigração autorizados pelo governo do Canadá para ajudar os solicitantes de imigração canadenses.
Infelizmente para aqueles que desejam imigrar para o Canadá, existem muitas fraudes que afirmam ser representantes de imigração, quando na verdade eles não estão autorizados a representar indivíduos. Esses representantes falsos não prestam contas ao governo ou à qualquer instituição profissional e geralmente solicitam grandes somas de dinheiro para um visto “garantido”.

Evite este erro: se estiver procurando um representante, não hesite em pedir suas credenciais profissionais. Um consultor de imigração deve estar registrado na sociedade jurídica de sua província de residência e um consultor de imigração pelo ICCRC (Conselho de Regulamentação de Consultores de Imigração do Canadá).

Todos os nossos consultores são registrados pelo ICCRC. Portanto, não perca tempo, entre em contato conosco agora e deixe-nos ajudá-lo a tornar o Canadá sua casa.

BÔNUS

Para aqueles que já estão no país com outro tipo de status, mas têm a intenção de imigrar para o Canadá:


Estar como turista (visitor status) e tentar a mudança para trabalhador e/ou estudante (work/study permit) de dentro do Canadá.


O melhor a se fazer é vir para o Canadá já com o status que você deseja, ou seja, um work permit se você deseja trabalhar no Canadá, ou um study permit se seu objetivo é estudar no país.
A partir de um visitor status, a chance de negativa para a mudança tende a ser mais alta. Além disso, desde dezembro de 2018, o cadastro biométrico é obrigatório para todos que desejam morar no Canadá, sendo de forma temporária ou permanentemente.
Assim, voltamos ao ponto inicial: o planejamento! Defina os seus objetivos, o seu perfil de imigração e conte com a nossa equipe para guiá-lo ao melhor caminho.


Desobedecer as condições de seu permit.


As condições descritas no seu status, seja de visitante, trabalhador ou estudante no Canadá não são meras sugestões! Um estudante no Canadá, por exemplo, pode trabalhar apenas part-time durante seu período de estudos, ou seja, ATÉ 20 horas por semana. E não pense que você pode burlar esse requisito, que ninguém vai perceber se você ultrapassar esse limite, ainda mais se você pretende imigrar para o Canadá ou renovar seu status atual: isso é motivo para negação e/ou perda do seu permit!



Se está com um open work permit, manter-se em uma ocupação que não lhe ajude no objetivo final.


Essa questão é um pouco mais delicada. Entendemos que no começo pode ser difícil se colocar na sua área e que trabalhos considerados “entry level” podem lhe garantir uma renda razoável para morar no Canadá. Mas se o seu objetivo é imigrar para o Canadá, uma experiência de emprego canadense conta muito ao seu favor!

Você sabia que a e-Visa agora conta com uma divisão de consultoria de carreira?

Sim, a e-Visa Talent Hub conta com profissionais especializados e prontos para te apoiar desde a criação do currículo nos padrões canadenses até a aceitação de uma proposta de emprego no Canadá! Saiba mais sobre esse novo serviço e prepare-se para trabalhar no Canadá!

———————————————–

Está pronto para sua nova vida no Canadá?

Contate nossos especialistas em vistos e imigração e torne já o seu sonho em realidade.

E não deixe de realizar nossa avaliação gratuita de perfil de imigração para o Canadá para entender a melhor estratégia para você!