Dicas Canadá

O Halloween no Canadá

O Halloween chegou! O Dia das Bruxas é uma data muito popular em toda a América do Norte, celebrada tanto por adultos e crianças. A comemoração chegou na região por conta de duas ondas de imigração: a dos ingleses, século 17, e posteriormente, no século 19, a chegada dos irlandeses trouxe muitas das tradições de Halloween que ainda vemos hoje. E aqui no Canadá, uma dessas tradições é o Trick or Treating – as crianças também se divertem com as Gostosuras ou Travessuras!

Mas antes decorar sua casa, deixar o seu pequeno vestir a fantasia e sair porta afora em busca de doces – separamos alguns cuidados que você deve seguir ao comemorar Halloween no Canadá. E preste atenção, os primeiros cuidados começam dentro de casa:

A decoração

Decoração de Halloween Canadá
Aproveitar a ajuda e a criatividade das crianças na hora de decorar é tudo de bom! Contudo, é importante tomar algumas precauções – os enfeites podem ser até assustadores – mas não precisam machucar ninguém, não é mesmo? Vamos considerar a segurança não só de seus próprios filhos, mas também daqueles que irão bater em sua porta na noite de Halloween.

Vai fazer a própria abóbora? Seus filhos podem ajudar – mas permita que eles desenhem nela, e assuma você a parte de esculpí-la: objetos cortantes nas mãos de crianças não é uma boa combinação.

Uma abóbora acesa na noite de Halloween dá um toque especial. O efeito é lindo, mas que tal, ao invés de utilizar fogo – que pode causar um sério risco de incêndio – acender uma lâmpada pequena?

Nada de objetos pontiagudos, ou espalhados pelo chão de forma que alguém possa tropeçar e cair.

Novamente, no Dia das Bruxas o assustador é esperado, mas sua decoração não precisa traumatizar ninguém, não é mesmo? Mantenha o bom senso!

O bom senso também vale na hora de entregar os doces: Não invente moda! Os doces devem ser embalados individualmente e ter a lista de ingredientes na embalagem: lembre-se que algumas crianças podem ter alergias sérias à alguns elementos.

Se você por algum motivo não quer participar das comemorações do Halloween, no Canadá também existem regras para isso: a primeira opção seria não fazer a decoração de sua casa – aqui, se você não colocar uma decoração na sua porta da frente, as crianças são orientadas a não pedir doces.

Guiando o seu filho:


O Dia das Bruxas no Canadá pode ser muito divertido para qualquer um – mas é preciso estabelecer algumas regras e orientações para garantir a segurança, e claro, a diversão de todos.

Planeje a rota.

Na animação de coletar a maior quantidade de doces possível, não é difícil se perder no caminho. Por isso, converse com seu filho sobre qual trajeto seguir, quais ruas não entrar. Oriente-os a não caminhar por ruas que não estão bem iluminadas e nunca entrar na casa ou em veículos de estranhos em busca de doces.

É importante também lembrá-los de sempre tomar muito cuidado para atravessar a rua e olhar para os dois lados antes de seguir. Uma boa ideia também é fazer o uso de lanternas, pulseiras e acessórios que brilham no escuro, e assim ficar à vista de carros e veículos que estão trafegando pelas ruas.

Se seu filho é muito pequeno, procure acompanhá-lo durante o trick or treating do Halloween – ou mesmo se ele for grande o suficiente para não ter a companhia dos pais – aconselhe-o a sempre ficar junto com um grupo de amigos.

Nem todo doce é bom.

Crianças, cuidado com a ansiedade: nada de comer os doces antes de chegar em casa!
É sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Sempre cheque todos os doces que seu filho recebeu antes de permitir que ele os consuma: ele tendo alergias ou não. Da mesma forma que você não deve distribuir doces sem embalagem, não permita que seus filhos os comam!
A educação é essencial.

Sabe o estereótipo do canadense ser educado? Pois ele tem fundamento – e isso vale também para o Halloween! Oriente seus filhos a serem respeitosos, sempre dizendo “por favor” e “obrigado” na hora de coletar os seus docinhos. Além disso, embora no Brasil pode ser um pouco diferente, no Dia das Bruxas canadense, as crianças têm o costume de formar uma fila e aguardar o anfitrião entregar os doces, um por vez!

Como já mencionado, sem decoração na casa, sem doces! Em algumas casas, mesmo ainda contando com o enfeite de uma abóbora, mas ela não estiver acesa, pode ser que os doces do anfitrião já tenham acabado – não incomode quem não quer participar.

Aproveite as Gostosuras, mas cuidado nas Travessuras: Não importa a sua insatisfação, não seja mal educado, e muito menos danifique aquilo que é dos outros – atos como espalhar papel higiênico nas casas, por mais ingênuo que seja, não são permitidos.

A escolha da fantasia também é importante!


Fantasia de Halloween
Da mesma forma que alertamos em relação à decoração, também é bom manter a sensatez na hora de escolher a fantasia: O assustador é aceito, mas o aterrorizante ou inapropriado deve ser evitado. Faça o teste dos 20 anos: Se o seu filho, daqui 20 anos, ver uma foto dessa fantasia, ele mostraria para seus amigos e família? Se você ficar na dúvida, é hora de repensar.

Outra coisa para levar em consideração é a temperatura mais baixa das noites de outono – sim, a fantasia deve ser legal – mas também quente e confortável.

Evite usar roupas largas ou adereços como capas – são elementos que podem fazer com que seu filho tropece e se machuque.

Dê preferência a usar maquiagem ao invés de máscaras (lógico, depois de testar os produtos para reações alérgicas). Esses adereços podem prejudicar a visão e respiração das crianças. O uso de lentes de contato também pode ser potencialmente perigoso à visão: é melhor evitar.


Agora sim, com essas dicas, você e seus pequenos estão prontos para comemorar o Halloween no Canadá! Bom divertimento!

Quer participar dessa gostosura? Seu processo de visto e imigração não precisa ser assustador: Então entre em contato com a e-Visa que te auxiliamos durante todo o seu planejamento!