Dicas Canadá

Imigrantes no Canadá e a diversidade

O Canadá é conhecido por ser um país aberto aos imigrantes das mais diversas nacionalidades. Afinal, não é a toa que o país está nos seus planos futuros, não é mesmo? Mas se você é daqueles que gosta de dados e números, o governo canadense preparou um extenso relatório com informações sobre os movimentos migratórios, desde 2011 com projeções até o ano de 2036! E, como nosso objetivo é sempre facilitar a sua vida, juntamos as principais informações aqui para você.

Além de ser um dos países desenvolvidos com a maior parcela de pessoas nascidas no estrangeiro – ultrapassando os Estados Unidos e o Reino Unido – desde a Confederação do Canadá em 1867, a proporção de imigrantes nunca ficou menor do que 13% e teve um crescimento constante nos últimos 30 anos. E para 2036, o cenário não será diferente – 1 em cada 4 pessoas não serão nativas do Canadá, segundo a previsão:

Projecao 2036 Populacao Canada

Além disso, vemos que as províncias de Ontário, Quebec e British Columbia serão os principais destinos dos imigrantes, em particular as suas respectivas regiões metropolitanas de Toronto, Montreal e Vancouver. No gráfico abaixo, demonstramos as proporções de imigrantes esperadas para tais províncias e metrópoles:

Imigrantes por provincia

Como já colocamos, o Canadá é um destino de imigração muito popular – tanto que desde o final da década de 90, a imigração segue com a principal fonte de crescimento do país: Entre 2000 e 2011, 65% do crescimento populacional veio da chegada de estrangeiros no país. Para a projeção de 2012 a 2036 prevê que essa proporção se mantenha na faixa de 62% e 71%.

Além de novas pessoas chegando no Canadá, parece que não há muitos motivos para sair. Entre julho de 2015 e junho de 2016, enquanto 64 mil residentes saíram do país, mais de 320 mil migraram para o Canadá.

Imigração do Canada

Inclusive, temos cada vez mais conterrâneos imigrando para o Canadá. Só na região de Metro Vancouver em 2019, 1.275 brasileiros imigraram para terras canadenses, colocando o Brasil em sexto lugar em número de imigrantes da região: 


Já falamos sobre a criação de filhos no Canadá – e parece que cada vez mais, os recém chegados têm o interesse de estabelecer uma família no país. Chamamos de “second generation” aqueles nascidos no Canadá, com pelo menos um dos pais imigrante) – e em 2036, pelo menos 1 em cada 5 pessoas seria da população second generation – o que compreende cerca de 8.1 a 8.9 milhões de pessoas!

Se juntarmos a proporção de imigrantes com a população second generation, em 2036 teríamos quase metade da população com pelo menos um laço fora do Canadá. Mesmo considerando apenas a população economicamente ativa (com idades entre 15 e 64 anos), os imigrantes e second generation ainda representariam grande parte do Canadá, como mostram os gráficos abaixo:

Projecoes Imigracao 2036

Nas cidades de Toronto (Ontário), Vancouver (British Columbia) e Calgary (Alberta), inclusive, mais da metade de suas populações seriam de imigrantes ou second generation:

Imigrantes e Second Generation Canada 2036

Abaixo, temos os dados de 2011 da proporção de imigrantes de cada província e a principal região de destino desses imigrantes.
Por exemplo, no ano de 2011, 27.5% da população de British Columbia era composta de imigrantes, e dessa proporção, 76.5% escolheram a região de Vancouver como sua nova casa.

British ColumbiaAlbertaSaskatchewanManitobaOntarioQuebecNew BrunswickNova ScotiaNewfoundland and Labrador
Quer fazer parte dessa estatística?

Seja sua província ou objetivo, o Canadá está de portas abertas para você! Se quer fazer do Canadá sua nova casa, entre em contato com a e-Visa e inicie já seu planejamento personalizado com um de nossos consultores credenciados e especialistas em vistos e imigração.