Dicas Canadá

O programa de imigração Federal Skilled Trades


O Federal Skilled Trades é um dos programas de imigração gerenciados pelo sistema Express Entry. O que significa que você precisará criar um perfil no Express Entry para poder se inscrever neste programa de imigração para o Canadá. Não se preocupe – nossa equipe de consultores de imigração regulamentados o ajudará em cada etapa do processo.


O que é o Express Entry System?


Por falar em Express Entry, caso você não esteja familiarizado com o sistema, é um sistema baseado em pontos, com o objetivo de trazer imigrantes qualificados para o Canadá e leva em consideração alguns fatores-chave, como:
 
  • Idade (para um máximo de 100 pontos)
  •  Nível escolar (para um máximo de 140 pontos)
  •  Proficiência no idioma (inglês e / ou francês) (para um máximo de 150 pontos)
  • Experiência de trabalho canadense (para um máximo de 70 pontos)
  •  Experiência de trabalho fora do Canadá (para um máximo de 50 pontos)

Durante o ano, o governo lança vários sorteios, ou draws, convidando aqueles com uma determinada pontuação mínima a se inscreverem para imigrar para o Canadá. Para o Federal Skilled Trades Program especificamente, os sorteios geralmente ocorrem duas vezes por ano, mas a pontuação mínima necessária para se inscrever é muito menor do que outros programas de imigração, como o Federal Skilled Worker.

Se você ainda não sabe qual é a sua pontuação do Express Entry, faça nossa simulação gratuita para descobrir!


O que é o programa Federal Skilled Trades? (FST)




O Federal Skilled Trades tem como objetivo a qualificação de trabalhadores qualificados, com experiência em ocupações bem específicas.

Para ser elegível para este programa de imigração para o Canadá, você deve:

  • Ter pelo menos dois anos de experiência de trabalho comprovada em tempo integral (ou uma quantidade equivalente em meio período) nos cinco anos anteriores à aplicação. Esta experiência deve enquadrar nos seguintes grupos da National Occupational Classification (NOC):
    • Grupo Principal 72, negócios industriais, elétricos e de construção
    • Grupo Principal 73, negócios de manutenção e operação de equipamentos
    • Grupo Principal 82, supervisores e empregos técnicos em recursos naturais, agricultura e afins
    • Grupo principal 92, supervisores de processamento, fabricação e operadores de controle
    • Grupo menor 632, chefs e cozinheiros
    • Grupo menor 633, açougueiros e padeiros
  • Ter habilidades de writing e reading em inglês de pelo menos CLB 4 (NCLC 4 para francês) e speaking e listening de pelo menos CLB 5 (NCLC 4 para francês).

Lembre-se de que, embora não haja requisitos de educação para o Federal Skilled Trades Program, ele é um sistema baseado em pontos; portanto, se você quiser melhorar sua classificação no Express Entry, quanto mais alto for seu nível escolar, melhor!


Mas não é só isso …


Preste Atenção! Isso não é tudo: além da experiência de trabalho, você precisa de um dos seguintes:

Ter uma oferta de emprego qualificado em tempo integral no Canadá por pelo menos um ano (dentro dos NOCs mencionados acima)

OU

Um certificado de qualificação dentro desses NOCs, emitido por uma autoridade provincial ou territorial canadense.


Para uma oferta de trabalho qualificada


Infelizmente, não basta ter um empregador disposto a contratá-lo para uma vaga que se enquadrada nas categorias mencionadas acima.

Tal empregador também deve te patrocinar e obter uma carta oficial do Governo do Canadá afirmando que eles tentaram preencher o cargo com um cidadão canadense ou residente permanente sem sucesso. Este processo é chamado de LMIA (Labour Market Impact Assessment) e é a única maneira pela qual sua oferta de trabalho será válida para o seu perfil Express Entry e lhe tornará elegível para o Federal Skilled Trades Program.

Se você tiver dúvidas se sua oferta de trabalho é considerada qualificada para seu perfil, entre em contato com um de nossos consultores de imigração regulamentados.


Para um certificado de qualificação.




A outra maneira que mencionamos para se qualificar para o Federal Skilled Trades Program é ter um certificado de qualificação emitido por uma autoridade provincial ou territorial canadense, em relação à sua categoria específica.

Cada província do Canadá tem um conselho regulador que determina os critérios para uma pessoa trabalhar em um determinado campo. Quando você vem estudar no Canadá, alguns cursos já oferecem a certificação após a conclusão, enquanto outros podem exigir que você faça outro exame para se qualificar e poder trabalhar nessa área no Canadá.

Mas se você deseja trabalhar no Canadá sem concluir um programa de estudos primeiro, na maioria dos casos, você pode desafiar a certificação. Com base em seus estudos anteriores e experiência de trabalho, você poderá fazer o exame sem se inscrever ou concluir nenhum curso.

No entanto, tenha cuidado! Pode parecer simples, mas desafiar a certificação requer muita documentação – portanto, certifique-se de falar com seu consultor de imigração para entender o melhor curso de ação para você.




Não tem certeza do que fazer para realizar o seu sonho de imigrar para o Canadá? Temos especialistas em imigração, educação e carreira no Canadá! Marque uma consulta e iremos ajudá-lo e apoiá-lo em cada etapa do processo.

Se você quiser saber sua pontuação no perfil do Express Entry, use a nossa simulação gratuita!