Dicas Canadá

O Toronto PATH


Quer fazer de Toronto sua nova casa? Então é bom você ter em mãos dois mapas: um para cima e outro para baixo da terra! Você conhece o Toronto Path?


O que é o Toronto Path?


É uma grande rede de túneis que conecta diversos prédios comerciais do centro da cidade de Toronto, Ontário. Essa rede tem mais de 30 quilômetros de extensão e 371 mil metros quadrados, e liga o Terminal Toronto Coach até o Waterpark Place. Surpreso? Pois é, segundo o livro de recorde do Guiness, é o maior complexo de compras subterrâneo do mundo!

Além de compras, esses mais de 30 quilômetros compreendem diversos escritórios, hotéis, restaurantes, e até transporte público. Mais especificamente, são:

       – 1200 restaurantes
       – 75 prédios
       – 6 estações de metrô
       – 9 hotéis

Como você pode imaginar, são centenas de milhares de pessoas que fazem a utilização do PATH diariamente. Principalmente nos dias mais frios do inverno, muitas pessoas optam por não passar quase nenhum tempo ao ar livre – elas dirigem até uma estação, e pegam o transporte público através do PATH até o seu local de trabalho, fazendo o mesmo ao final do dia.

Toronto-PATH-map

E a verdade é que se você quiser, consegue fazer absolutamente tudo no Toronto PATH. Precisa de um médico cirurgião, um dentista? Sem problemas, só virar naquele corredor. Está tentando entrar em forma? Escolha uma entre as diversas academias espalhadas pelo caminho! Bateu aquela fome depois do treino? Bem-vindo à praça de alimentação! E não pense que vai encontrar apenas fast foods e restaurantes populares – uma das mais prestigiadas confeitarias da cidade, Nadège, possui uma filial no PATH, assim como o mercado gourmet McEwan – do celebrado chef Mark McEwan.


E quem teve a ideia?


Eaton-Toronto-Path


O primeiro túnel de passagem subterrâneo foi construído em 1900, quando a antiga loja de departamento canadense, T. Eaton Co, decidiu interligar duas de suas lojas no centro da cidade. A partir daí, outras lojas e companhias começaram a fazer o mesmo, e em 1927, com a inauguração da Union Station, uma nova passagem foi construída para ligá-la ao Royal York Hotel (agora conhecido como Fairmont Royal York). Contudo, foi na década de 70, com a finalização do túnel entre os centros de Richmond-Adelaide e Sheraton que o Toronto PATH alavancou e deu início à estrutura que conhecemos hoje.

O crescimento e popularização desse espaço subterrâneo foi tão grande que no final dos anos 80 o Toronto PATH ganhou apoio da cidade: em 1987, a Câmara Municipal tornou-se a agência coordenadora do PATH e passou a custear o design e construção.

Mas até então, os túneis não tinham um complexo próprio, ou seja – eram utilizados apenas como um espaço de transporte. O seu desfrute como centro de compras começou apenas em meados do século 20, conforme mais e mais pessoas passaram a utilizar a estrutura, e aí sim as grandes corporações e lojas viram o potencial no espaço.


E hoje?


Toronto-PATH


Se acha que já é suficiente – está enganado! O Toronto PATH está sempre em construção e expansão.

E você, tem curiosidade de se aventurar dentro desse labirinto subterrâneo?


Entre em contato com a e-Visa Immigration e teremos o prazer de te ajudar a ter essa aventura, por cima ou por baixo da terra! Temos consultores especializados em vistos e imigração: Agende um horário e comece já seu planejamento personalizado.