Dicas Canadá

Os primeiros passos no Canadá


Você conseguiu! Você recebeu todas suas permissões e vistos, e agora está pronto para começar sua nova vida no Canadá! Os primeiros dias após a mudança para um novo país podem ser desafiadores, mas saber o que esperar pode torná-los um pouco mais fácil. Confira nossas ótimas dicas para quem acabou de chegar no Canadá (ou planeja chegar em breve).


ANTES DE CHEGAR AO CANADÁ

Deixe algum responsável pelas suas pendências no Brasil.


Obviamente, você tentará resolver tudo antes de sair do país, mas a verdade é que o futuro é imprevisível. Assim, recomendamos que você faça uma procuração autenticada, autorizando alguém de confiança a cuidar de eventuais assuntos, desde cancelamentos de serviços telefônicos até acessos bancários.

É importante que essa carta seja assinada e autenticada por um cartório brasileiro. Caso você tenha alguma demanda específica a ser resolvida após sua partida, certifique-se que sua procuração é válida e aceita para tal fim. Assim, você evita maiores dores de cabeça ou até uma viagem desnecessária para lidar com esses assuntos.


Tenha seus documentos em mãos


documentos

Você ficaria surpreso com quantas pessoas esquecem de colocar seus documentos na mala quando se mudam para o Canadá. Portanto, certifique-se de levar esses documentos com você na sua bagagem de mão:

  • certidão de nascimento
  • passaporte
  • Certidão de casamento
  • registros de adoção para filhos adotivos
  • diplomas e certificados educacionais; históricos escolares
  • registro de vacinação oficial
  • registros médicos e dentários (receitas, resultados de exames, raios-x, alergias, etc.,)
  • carteira de motorista e / ou Permissão Internacional para Dirigir

Alguns dos esses documentos podem não ser necessários imediatamente, mas é melhor trazer todos os seus documentos oficiais com você, caso sejam necessários ou úteis no futuro. Melhor prevenir do que remediar, certo?

E, é claro, todos esses documentos devem ser traduzidos (e certificados) para o inglês ou francês (dependendo da província canadense para a qual você está se mudando).

Para garantir que você tenha tudo o que precisa, converse com seu consultor!


Sinta-se à vontade para falar inglês.


Se você estiver se mudando para o Canadá, não há como evitar: você precisa se sentir confortável em suas habilidades no idioma para poder se comunicar adequadamente com os habitantes locais.

Se você está procurando professores de inglês altamente qualificados, experientes e nativos, seja para prepará-lo para sua nova vida no Canadá no geral ou para testes de proficiência como IELTS, TOEFL ou CELPIP, a e-Visa tem parceria com os melhores do setor! Entre em contato para saber mais.

Outra ótima dica é ler livros escritos em inglês ou assistir filmes e programas de TV – Existem várias opções por aí, faça a sua escolha!

Planeje onde ficará (pelo menos no início)


Para tornar o Canadá sua casa, você precisa ter uma casa, certo?

Se você deseja chegar ao Canadá com seu próprio local, configurado da maneira que deseja, temos alguns parceiros que podem ajudá-lo, conte conosco para facilitar sua vida no Canadá.

Caso contrário, se você estiver hospedado com a família ou amigos, ou talvez um hotel ou airbnb no início, verifique se todos os preparativos foram feitos antes de você chegar no Canadá!


Prepare-se para o mercado de trabalho no Canadá.

trabalhar no canada

Se você já está chegando ao Canadá com um emprego, é uma boa idéia familiarizar-se com a ética, as culturas e as diretrizes da empresa. Tente se conectar com algumas pessoas da sua área de atuação no país, aumentar o seu networking e círculo de amizades. E assim saber o que esperar e com quem está lidando nos primeiros dias de seu novo emprego no Canadá.

Agora, se você planeja conseguir um emprego no Canadá como imigrante, não se esqueça!

  • Reúna todos os seus diplomas e certificados educacionais.
  • Obtenha cartas de referência de seus empregadores anteriores.
  • Aprenda e inicie o processo de obtenção de suas qualificações educacionais e profissionais reconhecidas oficialmente no Canadá.
  • Descubra se sua profissão é “regulamentada” ou “não regulamentada” no Canadá.
  • Saiba como pesquisar e se candidatar a empregos no Canadá.

Nós da e-Visa podemos ajudá-lo a se preparar para o mercado de trabalho canadense, desde a elaboração de sua carta de apresentação e currículo, até a orientação sobre como agir durante as entrevistas. Você pode contar conosco para ajudá-lo a conseguir um emprego no Canadá!


Aprenda sobre o sistema educacional no Canadá

Se você estiver estudando no Canadá, familiarize-se com a localização da escola. Veja onde a instituição está localizada e como você chegará lá de onde está hospedado no momento (se estiver usando o transporte público, descubra quais linhas você precisa). Você também deve estar ciente da data e hora em que as aulas começam – Não se atrase!

Se você está chegando com sua família, e seus filhos precisam se matricular em uma escola no Canadá, esteja ciente das escolas da sua região, suas datas de início, como se matricular, o que seus filhos precisam para o ano letivo e, é claro, com qual meio de transporte eles irão para a escola todos os dias!


ASSIM QUE CHEGAR NO CANADÁ

Sistema de Saúde no Canadá


saude canada

O sistema de saúde canadense é famoso por ser universal e eficiente, e não é por acaso! Contudo, algo que você deve saber sobre saúde pública no Canadá é que cada província possui seu próprio conjunto de regras sobre quem é elegível para se candidatar à assistência médica e quem deve pagar uma taxa ou não.

Por exemplo, na Colúmbia Britânica, o sistema é chamado de Plano de Serviços Médicos (Medical Services Plan – MSP), e cidadãos canadenses, residentes permanentes e portadores de permissão de trabalho ou estudo (por um período superior a 6 meses) são elegíveis para a cobertura MSP. As taxas do sistema de saúde de British Columbia passaram por algumas mudanças no início de 2020 e, a partir de agora, o sistema de saúde é gratuito, exceto para estudantes internacionais, que devem pagar uma taxa mensal de CAD $ 75.

Porém, se você planeja se mudar para Ontário, o Ontario Health Insurance Plan (OHIP) é gratuito e cobre cidadãos canadenses, residentes permanentes e portadores de permissão de trabalho (por um período superior a 6 meses, e que já tenham trabalhado por pelo menos 6 meses na província); no entanto, estudantes internacionais não são elegíveis para OHIP. Para entender o sistema de saúde pública na província do Canadá que você pretende instalar em sua casa, converse com seu consultor!

De qualquer forma, se você é um recém-chegado no Canadá, recomendamos que você primeiro contrate um seguro de saúde privado, pois a maioria das províncias tem alguns meses de carência antes que a cobertura pública entre em vigor. A e-Visa também pode te ajudar a encontrar o seu plano de saúde privado nos primeiros meses de Canadá, entre em contato conosco para saber mais!


Obtenha seu SIN Number

Se você pretende encontrar um emprego no Canadá, a primeira coisa a fazer é solicitar o seu Número de Seguro Social (SIN), sem ele, você não poderá trabalhar legalmente no Canadá.

É também através do SIN que seus impostos são controlados. Para se inscrever, você deve levar suas autorizações (estudo, trabalho ou confirmação de landing) e seu passaporte. Você pode ir a qualquer Centro de Serviço do Canadá (Service Centre) em sua área e o número é fornecido imediatamente. (Update: Durante a pandemia COVID-19, a fim de assegurar o distanciamento social, este processo está sendo feito on-line, e por isso pode levar mais tempo. Verifique o site oficial do governo para mais detalhes.)

Obtenha seu Cartão de Identidade


Provavelmente, é uma boa idéia não passear pela cidade com o seu passaporte ou PR card no bolso, certo? Portanto, certifique-se de emitir sua identidade canadense o mais rápido possível.

Se você estiver na Colúmbia Britânica, a sua identidade é chamada BCID. Para poder emiti-la, você precisa ter pelo menos 12 anos de idade e ser residente na província. A BCID custa CAD $ 35 e é válida por 5 anos.

Agora, se você pretende que Ontário seja sua nova casa, poderá emitir um Ontario Photo Card desde que tenha pelo menos 16 anos e more na província. Assim como o BCID, este documento também custa CAD $ 35 e é válido por 5 anos.


Abrir uma conta bancária canadense


Isso pode parecer bastante óbvio, mas muitas pessoas demoram a abrir uma conta bancária canadense. Isso é importante não apenas para receber seus salários e gerenciar sua renda, mas também para criar um bom histórico de crédito no Canadá e facilitar o seu dia-a-dia.

Se você é um estudante internacional, os bancos mais populares oferecem contas gratuitas para estudantes, e alguns até têm serviços ao cliente em diferentes idiomas!

Alguns dos bancos mais populares do Canadá são:

  • RBC
  • SCOTIABANK
  • TD CANADA TRUST
  • CIBC
  • BMO

Tenha um bom plano de celular no Canadá

celular canada

Você não precisa de um número de telefone apenas para que seus novos amigos canadenses possam entrar em contato com você, mas hoje em dia é muito difícil sobreviver sem um bom plano de dados, certo?

Existem várias opções para planos de pós-pago e pré-pago. Os planos pós-pagos são mais interessantes para quem deseja ficar mais tempo no país, pois é possível adquirir um novo celular e incluir seu preço na fatura mensal (normalmente é necessário um contrato mínimo de 2 anos para esse tipo de serviço) Os planos pré-pagos são direcionados àqueles que já possuem seu próprio celular e desejam usá-lo com qualquer operadora. As operadoras de telefonia mais populares do Canadá são:

  • BELL
  • FIDO
  • TELUS
  • VIRGIN MOBILE
  • ROGERS
  • KOODO
  • FREEDOM

————————————-

Você está pronto para tornar o Canadá sua casa? Conte com nossa equipe de consultores regulamentados para ajudá-lo a alcançar seu sonho!
E não se esqueça, nosso trabalho não pára depois que você chega, temos vários parceiros prontos para ajudá-lo a se estabelecer no Canadá, basta entrar em contato!

Author