Uma pergunta muito frequente dos nossos clientes quando decidem estudar no Canadá é qual College fazer: público ou privado?

Por isso, preparamos esse Blog Post para explicar quais são as principais características dessas duas modalidades e as principais vantagens de cada.

Antes de iniciar a leitura, tenha em mente que a ideia de sistema de ensino público e privado canadense é diferente do Brasil. Aqui, os dois são pagos.

Agora, confira a seguir.

COLLEGE PRIVADO

O principal fator que difere o College Privado do Público e que acaba sendo decisivo na escolha é o preço: College Privado normalmente tem um preço mais atrativo que o Público. Porém, conversando com alguns clientes e amigos, percebemos que o ensino não é tão “puxado” comparado ao Público. Como essa modalidade não recebe incentivo do governo, apesar de haver uma fiscalização para poder atuar como uma instituição de ensino, as exigências para os alunos são um pouco menores.

Com relação ao reconhecimento do ensino no mercado de trabalho canadense, acontece de forma similar com o Brasil. Os Colleges Privados acabam não tendo o mesmo peso no currículo comparado ao Público.

A vantagem dessa modalidade é que há mais opções de iniciar o College durante o ano, não precisando esperar o início dos termos em setembro, janeiro e maio, como acontece nos Colleges Públicos.

Outra grande vantagem é que normalmente os pré-requisitos para ingressar em um College Privado são mais “leves” comparado ao Público, além da exigência do seu nível de inglês não ser tão alto.

Então, se o seu objetivo principal é aumentar os seus conhecimentos e obter uma qualificação internacional gastando menos, essa pode ser a melhor opção para você.

COLLEGE PÚBLICO

O primeiro grande ponto a ser destacado de um College Público é o reconhecimento no mercado de trabalho. As empresas canadenses se atraem mais por candidatos que estudam/estudaram em uma instituição pública, devido à qualidade do ensino.

Porém, prepara-se: muitas vezes o valor pode ser mais “salgado”, dependendo da instituição e do certificado que você procura.

Além disso, normalmente é requerido um teste de proficiência de inglês ou um teste realizado pela própria instituição para ingressar no College, no qual o nível exigido é normalmente maior, devido à maior exigência e aprofundamento do ensino.

Se a sua intenção e foco é a imigração, o College Público é a melhor opção, já que via de regra é possível aplicar para o PGWP (Post Graduate Work Permit) após a conclusão do curso (desde que o curso seja full-time, com duração de 8 meses ou mais).

Dessa forma, é possível acumular experiência de trabalho canadense neste período para contar pontos no seu processo de imigração.

Outra grande vantagem é a escola para os filhos. Com os pais matriculados (ou um deles) em um College Público, crianças podem ter acesso a educação no Canadá como um estudante local (cada cidade e província tem as suas normas, mas via de regra é válido para os pais que estudam em ensino público ou com fundos públicos).

Resumo dos prós e contras dos Colleges Público e Privado:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato e agende uma consulta com um dos nossos Consultores Regulamentados:

Gostou do post? Então curta e compartilhe!